top of page

Em Busca do Produto de Sucesso - Parte 12 - Conclusão

Desde o começo desta série, passei, aqui, por vários etapas do desenvolvimento de um produto e como obter um produto de sucesso. Claro, sempre tendo como base o que eu considero ser um produto de sucesso e como acredito que um produto deva ser desenvolvido.

Bom, vamos rever os principais pontos?

Comecei com o Post: Produto de Sucesso, o que é isso?

Caso não tenho visto, segue o link:

Neste primeiro post falei sobre ponto chave desta série, o meu conceito sobre o que é um produto de sucesso. Isso é o que permeia e embasa todo o meu pensamento.

De forma bastante resumida, para mim, um produto de sucesso é aquele que consegue, ao final do processo, atender as expectativas de todos os stakeholders envolvidos no projeto. Sim, claro. O designer chega a um trabalho que lhe representa, mas ele não esquece da cadeia para chegar nisso. Pelo contrário, ele a traz para perto e inclui ela, de alguma forma, no desenvolvimento.

Assim, ao final do projeto, todos estarão envolvidos e realizados e isso é fundamental para, não apenas este projeto obter sucesso, mas os próximos também. Não existe comprometimento a longo prazo se a equipe não estiver engajada e não tiver sentimento de pertencimento ao grupo e ao projeto.

 

Na sequência veio o Post: "Designers, quem somos?"

Caso não tenho visto, segue o link:

Neste post falei, novamente na minha visão, características do profissional "designer", qual sua função, seu papel (fundamental) no desenvolvimento de um produto e, consequentemente, suas responsabilidades.

Acredito que o conceito da metodologia que conto nesta série, é bem compreendida lendo este post e o Post 1.

À partir dai conto como o designer, dentro das suas funções, faz para alcançar um produto de sucesso.

 

Post 3: Como fazer?

Caso não tenho visto, segue o link:

Para esse pensamento de desenvolvimento de produto funcionar, não basta o designer apenas saber qual o conceito e quem ele é. É preciso também ter em mente também o como fazer. Para mim, as palavras chave são as seguintes:

- Integração

- Cocriação

- Humildade/Troca

Essas palavras e o que elas querem dizer para se alcançar o produto de sucesso está descrito em detalhes no post 3.

 

Post 4: O Projeto

Caso não tenho visto, segue o link:

Mesmo os projetos mais simples envolvem questões relevantes no desenvolvimento do produto. Quais seriam esses pontos e qual a importância do designer não apenas estar atento, mas preparado para considera-los no projeto? E se o designer não olhar eles, o que pode acontecer?

Essas são algumas questões respondidas neste post.

 

Post 5: Os Atores (Stakeholders)

Caso não tenho visto, segue o link:

Qual a importância das pessoas e empresas envolvidas no desenvolvimento? Como elas podem influenciar o projeto positiva ou negativamente? O designer é um personagem importante do projeto, mas será que ele pode atuar sem considerar os atores? O que acontece se ele considerar? E se ele não considerar, quais as consequências?

O Post 5 traz as respostas para questionamentos como os acima.

 

Post 6: Reunindo Informações

Caso não tenho visto, segue o link:

Vamos começar o projeto. Bom, e agora?

Agora é o momento de reunir o máximo de informação relevante ao projeto. Aquelas que irão fazer a diferença e garantir que você está indo no caminho correto.

Como reunir essas informações, como se organizar para não se perder e como eleger prioridades são os temas deste post.

 

Post 7, 8 e 9: CASE ATM Adattis

Caso não tenho visto, segue o link:

Nos Posts 7, 8 e 9 conto o Case REAL do Caixa Eletrônico (ATM) Adattis, atualmente (dados de 2017) o principal ATM das agências do Banco Itaú-Unibanco.

Mostro como a metodologia foi aplicada no desenvolvimento deste produto, os desafios enfrentados e o resultado.

 

Post 10 e 11: CASE Catraca Retrofit

Caso não tenho visto, segue o link:

Nos Posts 10 e 11 conto o Case REAL da Catraca Retrofit, projeto que desenvolvi para as academias Smart Fit.

Este desenvolvimento ocorreu em um cenário muito diferente do existente à epoca da criação do ATM Adattis e, mesmo assim, a metodologia pode ser aplicada e resultou em um produto que considero de sucesso.

 

CONCLUSÕES:

Quando o profissional tem ciência de suas potencialidades, responsabilidades, é comprometido e utiliza alguma metodologia para atingir os objetivos do projeto, a chance de sucesso aumenta muito.

Essa metodologia mostra que é possível e fundamental o designer atuar de forma integrada com tudo e com todos e que isso lhe trará resultados.

O designer precisa lembrar que não consegue fazer tudo e que faz parte de um time. Se jogar sozinho, pode até ganhar um jogo, mas dificilmente ganhará 2.

Em um mundo onde cada vez mais as pessoas querem mostrar o que fazem, o que tem e como são, o sentimento de pertencimento é cada vez mais almejado.

Neste sentido, o designer como um agente responsável por grande transformação, tem a responsabilidade de trazer os profissionais e empresas envolvidas para perto do projeto. E isso não pode ocorrer após a conclusão, ela precisa acontecer durante. Só assim os atores sentirão, durante e ao final, pertencentes ao projeto.

Quanto mais engajados estiverem os atores, mais fácil e acertivo será o caminho do designer. Mais pontos relevantes ao projeto serão considerados, mais a cadeia será atendida, melhor serão os resultados para os consumidores e maior será a confiança no seu trabalho.

Chegaremos assim, em uma situação de ganha-ganha!

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Mais do que uma metodologia para desenvolvimento de produto, esta série mostra a Minha metodologia. Não sei se esta é a melhor, talvez nem seja. O importante mesmo é que ela funciona para mim.

Ela me ajuda muito no meu processo de desenvolvimento e chego ao final do projeto com o sentimento que aquele resultado me representa como designer, como profissional.

Esta série tem o objetivo de difundir algo que faz bem para mim e que pode auxiliar você no seu dia-a-dia profissional.

Se você gostou, tente utiliza-la! E me conte depois os resultados.

Não gostou? Faça diferente! E também me conte! Compartilhe sua metodologia. Serei muito grato, de verdade!

 

Gostou dessa série de posts sobre metodologia? Quer saber mais? Entre em contato ou deixe uma mensagem abaixo.

Não gostou? Tem críticas ou considerações sobre o que foi dito? Legal também! Não deixe de entrar em contato e me conte o que pensa sobre o assunto.

Vamos conversar sobre design, sobre desenvolvimento de produtos. Isso irá enriquecer a todos!

 

Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique atualizado com todas as novidades!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page