top of page

Designer também faz ATM! Sabe por quê?

Vamos falar a verdade, quem repara em um Caixa Eletrônico? Ninguém, né?! Então porque um designer é tão importante?

As pessoas só prestam atenção no ATM (Automatic Teller Machine) quando tem algo errado; se não funciona, quando não tem dinheiro e você precisa fazer um saque, quando se tem dificuldade para inserir o cartão ou não se consegue alcançar o recibo que sai da impressora ou quando, é claro, aparece no noticiário que um caixa foi arrombado ou explodido.

Bom, se ele é tão insignificante assim, pergunto de novo: Por que contratar um designer para desenha-lo?

ATM Addatis

Na verdade existe mais de um motivo. São eles:

PRIMEIRO MOTIVO

Tudo de uma empresa a representa. Quando falamos em produtos e serviços isso se torna ainda mais significativo.

Tudo o que um banco tem na agência o representa. Isso não é diferente para o caixa eletrônico. Ele é uma das interfaces do banco com seu cliente. Com todos os seus clientes e, as vezes, com clientes de outros bancos também.

Por mais que uma pessoa física não compre um ATM, o banco compra com o objetivo de poder oferecer diversos serviços em um único ponto e com custos reduzidos. Assim, o caixa eletrônico tem um papel muito importante para o banco, pois ele o representa. Estar em harmonia com a estética da agência, ser de fácil utilização e permitir que qualquer usuário utilize sem qualquer dificuldade é fundamental.

SEGUNDO MOTIVO

Na população de qualquer cidade existe uma diversidade muito grande de usuários; jovens e idosos, homens e mulheres, pessoas altas e outras baixas, cadeirantes, deficientes visuais, ou auditivos, com limitações de movimento etc.

Cada um dos usuários pode ter uma necessidade diferente e o papel do Banco é ter um produto que permita o uso por qualquer pessoa.

Para isso costuma existir 2 caminhos. O primeiro é fazer um produto para pessoas sem qualquer limitação e outro para aqueles que tem uma condição especial. O segundo caminho é desenhar um produto universal.

As empresas costumas optar pela segunda opção. O produto universal pode acabar sendo um pouco mais caro (não é uma verdade absoluta), mas compensa em vários outros aspectos. Com um produto que atende todos os usuários, a empresa não precisa se preocupar com quantos ATMs de cada tipo uma agencia deverá ter. Havendo um ATM padrão e outro especial, você diminui a oferta de equipamentos para todos. Administrar a fabricação, compra, logística e manutenção de produtos diferentes também aumenta o custo operacional do banco.

Assim, um profissional que está preocupado com o humano e não apenas com a fabricação é essencial. Um engenheiro ou projetista costuma estar preocupado apenas com as questões de produção de um produto e seu trabalho é orientado por isso.

O designer, não. Ele é o profissional que tem a capacidade de olhar para o produto tanto nos aspectos humanos quanto fabris, porém sem esquecer da estética.

CONCLUSÃO

O designer, por ser um profissional que não olha o produto apenas do ponto de vista estética, mas busca sempre equacionar a beleza das formas que desenha com questões fabris e sempre buscando a melhor solução para o ser humano, o torna um ponto chave no desenvolvimento de qualquer tipo de produto, inclusive um ATM.

 

Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique atualizado com todas as novidades!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page