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Em Busca do Produto de Sucesso - Parte 6 - Reunindo Informações

Começar um projeto no escuro é umas das ações mais perigosas que um designer pode tomar. Agora, quais informações se deve ter antes de começar? São sempre as mesmas? Depende de cada projeto? Elas têm grau de importância?

Acredito que cada profissional tenha seu método de trabalho e, com isso, pode responder essas perguntas de forma diferente, porém vou contar como faço para me organizar, obter informações e graduar a relevância de cada um dos itens. Essa é a melhor forma? Posso dizer que é a melhor forma para mim. Caso, após ler este post você tenha algum comentário, crítica ou método diferente, por favor compartilhe comigo! Se sua contribuição for relevante ela poderá virar um post exclusivo aqui no blog. Mesmo que ela vá de frente com o que penso. O importante é divulgarmos formas de trabalhar. Isso enriquece a profissão!

Em busca do Produto de Sucesso - Parte 6 - Reunindo Informações

QUAIS INFORMAÇÕES SE DEVE TER ANTES DE COMEÇAR?

Pode parecer obvio, mas você irá precisar das informações básicas do projeto. A questão aqui é: quais são as informações básicas?

Para mim, as básicas não são apenas aquelas que relatam o produto, o que deve ser desenhado, mas também, qual a quantidade, qual o material, qual a capacidade do fornecedor, se há necessidade de ventilação etc.

Algumas outras informações pode-se dizer que não são básicas, mas acredito que sejam absolutamente relevantes. Então, você deve tê-las, sim, antes de começar o projeto. Essas costumam ser de natureza mais investigativa e você as consegue de 2 formas:

a primeira é perguntando para as pessoas envolvidas no projeto. As vezes pessoas diferentes daquelas que estão lhe passando o escopo geral do projeto (para a área de vendas, por exemplo). E, falando nisso, voltamos aquele ponto dos posts anteriores: a importância de atuar junto aos stakeholders.

A segunda forma é entendendo o todo e fazendo você mesmo uma análise da situação. Para isso e como resultado, você irá elencar o grau de relevância de cada um dos aspectos do projeto. Isso vou explicar um pouco melhor mais abaixo, no sub-item: EXISTE GRAU DE IMPORTÂNCIA?

Para se organizar, monte uma tabela. Pode ser igual à da imagem acima, pode ser diferente. O importante é que você ache uma forma de ver claramente o que precisa fazer. Separe cada item relevante ao projeto em uma linha e, na lacuna ao lado, complete com a informação pertinente ao assunto.

Ao final, você terá 2 tabelas (de características do projeto e de relevância) que conterão informações claras e objetivas para você ter a disposição sempre que precisar. E você irá precisar!

SÃO SEMPRE AS MESMAS?

Algumas são, outras, não.

Existem informações que fazem, ou deveria fazer, parte de qualquer desenvolvimento. Tais como:

- Escopo do projeto

- Objetivo

- Quantidade a ser fabricada

- Material a ser utilizado

- Custo

- Necessidade de enquadramento em alguma norma

- Etc

Se você não souber isso, começar não é possível. Ok, se você souber o escopo do projeto é possível começar, porém, aqui, não estamos falando de fazer qualquer coisa. Nosso objetivo é buscar o produto de sucesso. E, para isso, não podemos ficar desenhando por desenhar, seguir no escuro e achar que o "design salva". Temos um compromisso com nossa empresa ou cliente e responsabilidade com nossa profissão.

Exemplo: Você sabe apenas que o escopo do projeto é desenhar uma cadeira para mesa de estar/jantar.

Você começa e desenha uma cadeira em madeira maciça (Tauarí), que nem é uma madeira super cara, mas faz uns encaixes super bacanas, cria umas curvas super ousadas, mas que exigem máquinas específicas para faze-las, no assento você defini um tecido almofadado e para o encosto uma trama de fibra natural.

Mas vai que o seu cliente, quando pensou na cadeira, idealizou totalmente outra coisa? Putz, ele queria vender para consumidores mais humildes, então precisaria ser mais barata, que seu fornecedor só consegue fazer cadeiras tubulares metálicas, que ele não tem fornecedor para fibra natural e, além do preço final do produto, o desenho não reflete a expectativa e gosto do cliente dele.

(observação: Cadeiras com exatamente estas características existem no mercado, porém este exemplo é totalmente hipotético).

Se este cenário fosse verdadeiro, o que teria acabamento de acontecer é um desenvolvimento que, por falta de informações básicas ao projeto, começou errado e terminou errado.

DEPENDE DE CADA PROJETO?

Sim, algumas informações não são as mesmas de um projeto para o outro. Quando se vai desenhar uma cadeira é necessário saber coisas do projeto que não fariam sentido algum caso o produto fosse, um mouse.

Exempl0s:

- Eletrônica envolvida: Em um mouse você tem placas de circuito e cabos, em um móvel, não.

- Quem fará a instalação: Um mouse você compra pronto e hoje em dia é plug&play (conecta no computador e ele já está funcionando). Uma cadeira não tem essa regra. Ela pode ser vendida 100% montada ou para ser feita montagem final pelo cliente (exemplo: cadeira Eames). Não sabe qual é? clique aqui e veja.

EXISTE GRAU DE IMPORTÂNCIA?

Uma forma complementar, mas não menos importante, de organizar suas informações, é a criação de uma tabela de relevâncias.

A tabela de relevâncias servirá para você como um guia. Ela lhe dirá como dosar cada um dos aspectos do projeto. Costumo fazer isso com meus projetos. Crio uma tabela onde elenco os principais itens do projeto e dou à eles notas de 1-5. Onde 1 tem pouca relevância e 5 tem muita.

Vamos usar o mesmo exemplo da cadeira citada mais acima.

Quando o designer desenhou a cadeira de madeira maciça e adicionou encaixes, trama de fibra natural etc, ele considerou que elementos estéticos e de material eram algo de relevância para o projeto e para o consumidor ao qual a cadeira se destinava. Imaginou também que preço era importante, porém não era chave.

Então, fazendo um processo reverso e montando a tabela agora, após o desenvolvimento, qual seria o grau de importância para cada um dos itens?

Eu diria que seria algo assim:

Material - 3

Estética - 4

Custo - 3

Imagino que este seria o raciocínio para ter chegado em uma cadeira de madeira maciça (Tauarí), mas que não fosse uma madeira cara demais, onde a estética final é bacana e valoriza o material empregado e não tem um custo absurdo.

Esta é uma análise rasa, só com 3 elementos e onde a ideia mostrar o funcionamento e importância da tabela de relevância.

Em um projeto, deve-se olhar para o todo, buscar as informações relevantes e, após feito isso, dar grau de importância para cada uma delas. A imagem do começo traz um exemplo de como pode ser feita.

Ela também mostra que você pode fazer uma auto análise ao final do projeto para ver se você conseguiu atingir a meta de relevância proposta para cada um dos itens.

O MAIS IMPORTANTE É:

Essas formas de se organizar para o projeto, na verdade, são métodos que criei para eu nunca esquecer o que considero mais importante:

- Entenda o que deve ser feito e para onde você/projeto deve ir.

- Não crie por criar. Crie para fazer a diferença.

 

Agora que entendemos o meu conceito geral sobre produto de sucesso, falamos um pouco sobre os designers, sobre os atores (stakeholders), a importância de ficar próximo à eles, a busca por informações relevantes e como organiza-las, vamos partir para os cases reais. Produtos os quais estão no mercado e o qual, em seu desenvolvimento, utilizei esta forma de pensar o design.

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