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Em Busca do Produto de Sucesso - Parte 5 - Os Atores (Stakeholders)

Quando falamos em desenvolvimento de produto, não são apenas os aspectos técnicos que importam. Na verdade, os Atores (os Stakeholders) são tão importantes quanto. Saber trabalhar em equipe com todos os envolvidos no projeto é fundamental para o designer que pretende fazer um produto de sucesso.

Este post não é só para designers, é para qualquer profissional, pois ele fala basicamente sobre relacionamento interpessoal, algo imprescidível para ter sucesso na vida profissional e pessoal.

Embora o exemplo que trarei é de design, acredito que você conseguirá se reconhecer independente da área que atue.

Em busca do Produto de Sucesso - Parte 5 - Os Atores (Stakeholders)

Primeiro de tudo. Por quê relação interpessoal e atuar junto aos stakeholders é tão importante?

É tão importante porquê, como dito nos posts anteriores, ninguém trabalha sozinho. Por mais que você seja sua empresa e não tenha funcionários, você terá fornecedores e clientes. Enfim, você sempre terá que se relacionar com pessoas e empresas para conseguir alcançar seus objetivos e obter êxito.

Existem várias formas de agir junto aos atores e, nem sempre, eles são os mesmos. Isso irá depender muito do projeto e, principalmente, onde você está; se é na condição de funcionário de uma empresa ou se é sendo um escritório.

Como tenho experiência estando nos 2 lados, vou apresentar essas duas perspectivas. Uma observação: Neste post falo do aspecto geral de como agir junto aos atores é importante, porém vou entrar mais a fundo neste assunto ao final desta série de metodologia, quando entrar em 2 cases reais de produto. Fique ligado! não perca nenhum post. Se inscreva na newsletter e saiba quando o post for ao ar.

SENDO FUNCIONÁRIO

Quando se é funcionário de uma empresa, a primeira pessoa a qual você tem que "ganhar" para conseguir que seu projeto siga em frente é seu chefe. Não tem jeito, ele tem que concordar com o que você fez. Se você não conseguir isso, sua ideia já morri ali.

Este é o primeiro ator e, se bobear, um dos mais importantes de todos, pois, além de aprovar e dar sequência ao que você criou, ele será seu principal interlocutor com os escalões acima; gerência, diretoria, presidência.

Agora, para conseguir aprovação do seu superior, você tem que ter feito a lição de casa. Tem que garantir que você não fez apenas um produto esteticamente bacana, mas que você uniu a estética a com o atendimento às necessidades e requisitos do projeto. Isso quer dizer, que você pensou em no consumidor, na viabilidade fabril, no custo, em manutenção etc etc etc.

Basicamente, que você pensou no Projeto. Lembra do "Post 4 - O Projeto" desta série? Ele fala exatamente sobre isso.

Caso não tenha lido o Post 4, clique AQUI e confira!

Considerando que você conseguiu aprovação do seu chefe e atendeu todos os aspectos do projeto. Será que você, enquanto criava, pensou nas outras pessoas e áreas da empresa?

EXEMPLO:

Imagine que estamos desenvolvendo um Computador Desktop.

Você recebeu um briefing do seu chefe com algumas informações. Este briefing foi desenvolvido pela área de produto, a pedido da área comercial, que por sua vez percebeu a oportunidade de mercado baseada em uma necessidade do cliente.

Ok. Entendido ... mas, perai. Será que este briefing tem todas as informações necessárias para entender o que cada área quis dizer? Será que eles conseguiram colocar no papel de forma absoluta o que é preciso para o produto?

Questione a si mesmo!

NADA DE EMAIL

Não fique na dúvida e não mande email. Se possível, vá até as pessoas e converse com elas. Caso não seja possível, ligue! Email é o último caso. Até porquê você recebeu um doc por escrito e ficou em duvida se falta informação. Aí você vai criar um novo doc para ter mais informações? não, né!

Converse com alguém da área comercial e entenda um pouco mais o que foi identificado como oportunidade. Fale com a área de produto e saiba o que ele espera do produto.

Aproveite essa oportunidade para já dar feedback e entender as espectativas destas pessoas.

Sabe por quê? Porque além de ficar mais fácil de acertar no projeto, após a aprovação do seu chefe, quem fará a aprovação é a área de produto e a área comercial. Então ganhe estes caras logo de início! Se você mostrar que se importa com as opiniões deles e traze-los para opinar, será ótimo. Principalmente porque o projeto estará em suas mãos. Você tem o poder de decidir quais opiniões são relevantes ao projeto e como incluí-las. Uma vez que o projeto já está concluído, se alguém vier com uma informação nova que não foi considerada no projeto, sua criação será criticada e as alterações podem não estar mais em suas mãos.

Isso acontece, principalmente, quando um produto vai do setor de design para a engenharia.

E A ENGENHARIA, VOCÊ FALOU COM ELA?

E esse é outro ponto importante. Ok, pensamos no computador o qual atende a necessidade do consumir, seu chefe, a área comercial e a de produto acreditam que sua criação atende todos os requisitos do projeto, mas, quando chega na engenharia o projetista diz que não é possível fazer porque o fornecedor não consegue dobrar uma peça que compõe o gabinete.

E você só sabe disso agora, pois não sabia quem seria o fornecedor, sua capacidade fabril e também não conversou com o projetista durante o desenvolvimento.

Neste cenário geralmente pode acontecer 2 coisas;

A primeira é: o projeto volta para o design e o designer altera o projeto para que funcione. E, muitas vezes tem de alterar a estética do produto também. E, com isso, o produto volta todo processo de aprovação.

A segunda é: o projeto está com prazo super apertado e a direção decide que o engenheiro mesmo dará uma solução para o problema. Isso quer dizer que ele vai decidir o que é melhor para ele! o que é melhor para sua visão de engenheiro/projetista.

E isso também quer dizer que o trabalho do design foi colocado de lado, desvalorizado. E seu produto não é mais seu.

TRABALHO EM EQUIPE

Agora, e se você tivesse conversado com o fornecedor e o projetista e mesmo assim um problema tivesse aparecido. Sabe o que acontece? A chance desses stakeholders chamarem você para resolver o problema juntos, é muito maior, pois, como você os considerou durante o processo, eles já se sentem parte da equipe a muito tempo e que o projeto não é só dele, mas de todos.

E essa é a melhor parte na minha opinião. Neste cenário, o computador desktop não é mais seu, não é mais do projetista, não é mais de nenhuma pessoa específica, ELE É DA EQUIPE.

Neste momento, se sinta realizado! ah, e claro, comemore! comemore cada conquista!

SENDO ESCRITÓRIO

Você tem um escritório de design e seu cliente pediu para você criar um computador desktop (vamos usar o mesmo exemplo de produto).

Bom, neste caso você não tem chefe. Ops .. tem, seu cliente! Ele não é da mesma empresa, você tem mais autonomia, mas ele é como se fosse seu chefe, sim!

O lado bom é que este chefe costuma estar muito mais próximo da informação original do que o chefe funcionário de uma empresa (ainda mais se for uma grande empresa).

A grande diferença entre ser o funcionário de uma empresa e o proprietário de um escritório é a distância entre a informação.

Este assunto, como disse, será melhor abordado mais para frente nesta mesma série, mas, de forma geral, quando você é um escritório, a informações que vem até você é mais limpa, passa por menos gente. Porém, lidar com funcionários, fornecedores e parceiros é uma questão que demanda muito mais esforço.

Então, ao desenvolver o computador, seu cliente tem as informações para você, e, caso não tenha, para consegui-las, será muito mais fácil, pois você tem mais força, autonomia e abertura para conversar com quem for necessário.

Agora, atuar com o fornecedor, quem muitas vezes nem é seu, é do cliente, é fundamental, pois ele não tem grande vinculo como você, já que seu escritório é apenas um intermediário entre a fabricação dele e a demanda do cliente. Sendo "apenas" um intermediário lhe deixa em situação de vulnerabilidade. Então, trazer este fornecedor para perto de você, mostrar quem é e fazer com que ele tenha empatia e respeito pelo seu trabalho, faz a diferença.

A engenharia por ser do seu cliente e não sua. Então, se algum ponto do projeto for questionado pelo projetista, isso quer dizer que você também está sendo. Se aproximar do projetista, que é quem dará sequência ao seu projeto, é muito importante.

Imagine o mesmo exemplo usado anteriormente. O projetista viu que o fornecedor não poderá fazer a peça porque não consegue dobrar uma peça que compõe o gabinete.

Se você tem o projetista engajado no seu projeto, ele pode resolver de uma forma a não prejudicar seu desenho, seu projeto e sua imagem. Se ele gosta de trabalhar com você, para que ele irá lhe queimar e com isso perder a oportunidade de trabalhar novamente com você?

Se você tem o fabricante engajado, ele fará o máximo que puder para entregar o melhor produto dentro do que você especificou e, caso apareça qualquer questão fabril, a chance dele te contactar para tentar resolver junto com você sem alarmar o cliente primeiro, é muito maior. Assim, você terá a oportunidade de resolver um problema de forma muito mais ágil e sem perdas para o projeto e sua imagem.

 

Vimos que atuar junto aos stakeholders e ficar atento a todos os aspectos do projeto são itens fundamentais para alcançar um produto de sucesso. No próximo Post, vou mostrar como se organizar para isso. Irá também ver que é importante mensurar a importância de cada coisa e eleger prioridades.

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