Em Busca do Produto de Sucesso - Parte 1 - O que seria isso?
- Fabio Sant'Ana
- 23 de fev. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2020
O que seria um produto de sucesso? O que é preciso para se fazer um produto de sucesso? As postagens que trazem este titulo tentarão responder essas e outras perguntas e, para isso, trarão exemplo reais para ilustrar as variáveis que eu trarei e , ao final, 2 cases de produtos que fez desenvolvi e que considero serem de sucesso.

Então, vamos Começar!
O QUE É UM PRODUTO DE SUCESSO?
A primeira coisa que preciso dizer é que a resposta para essa pergunta passa diretamente pelo o que eu acredito como a forma mais correta em desenvolver um produto. Não estou falando apenas de design, mas tudo. Tudo quem envolver o desenvolvimento de um produto. Desde a parte de busca de informações, conceituação, passando pelo design, projeto, fabricação etc.
Para que estas etapas acima sejam bem sucedidas, uma coisa é fundamental! Interagir de maneira eficiente como todos os atores (pessoas) envolvidas no projeto para que todos sejam atendidos da melhor forma e o produto tenha todos os seus requisitos contemplados.
Parece obvio. Ué, quando vamos fazer um projeto, precisamos falar com as pessoas envolvidas e fazer o que é pedido para o produto, certo? Certo, mas será que é tão simples assim?
Por vezes não será simples, mas vou tentar passar um passo à passo de como chegar lá. Principalmente quando expuser 2 cases ao final dessa série de posts.
Bom, mas então, o que é mesmo esse tal produto de sucesso?
Para mim, o produto de sucesso é aquele que consegue, ao final do desenvolvimento, ter deixado todos os envolvidos satisfeitos. Todos. Não apenas o cliente, não apenas a empresa que venderá o produto e, principalmente, não apenas o designer, mas todos. Quem são esses todos? Eu respondo:

O "todos" podemos chama-los de stakeholders. São os envolvidos no projeto. Desde aqueles que o idealizaram, quanto aqueles que o criaram, o fabricam e o utilizam. Também, inclui nisso, aspectos como meio ambiente. Ele, para mim, entra como um stakeholder, pois ele é parte integrante deste processo e, não atende-lo de alguma forma, é também uma falha.
E isso é super importante para um projeto, pois não atender algum dos stakeholders pode gerar um problema instantâneo ou futuro.
O problema instantâneo é aquele no qual é preciso ser gasto muito dinheiro e/ou tempo para corrigir um ponto fundamental do projeto ou é aquele que inviabiliza sua empresa até mesmo de lançar o produto.
O problema futuro geralmente está relacionado não a sua empresa, mas os outros stakeholders. Pode ser, por exemplo, que em um produto você "esfolou" tanto o fornecedor que ele, para o próximo desenvolvimento, não será mais seu fornecedor. E, talvez, ele fosse o único mais habilitado para produzir o que você precisa.
Quem sabe o caso fosse que sua empresa não respeitou algo relacionado a matéria prima usada no produto e isso fez o preço dela subir ou demorar muito mais para ser reposta no fornecedor. E sem esquecer, se seu produto não vender, por ser um mau produto, você será responsável por ter feito mau uso de matéria prima e desperdiçado-a.
Costuma ser mais fácil garantir a saúde financeira da empresa quando a empresa tem bons parceiros e bons clientes. Fiéis à você e sua marca.
O produto se sucesso não é aquele que ganhou prêmio de design ou aquele que vende o esperado. Produto de sucesso é aquele que é relevante, que respeita e que considera todos os envolvidos em sua criação.
Agora, por quê isso é tão importante? Essa é a próxima pergunta que vou responder.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique atualizado com todas as novidades!











































Comentários